Sobre os trilhos da Ferrovia Tronco Principal Sul (TPS), um passeio de trem com duas horas de duração apresentará aos passageiros a diversidade histórica, cultural, econômica e ambiental de três cidades do Vale do Taquari: É o Trem da Imigração, que chega à região neste mês.

Os passeios acontecem nos dias 29 e 30 de julho, uma chance única de vivenciar o roteiro e seus atrativos. Os municípios de Colinas e Roca Sales voltam a ser contemplados pela iniciativa, assim como foi na primeira edição, em 2022. A novidade é a integração da cidade de Muçum ao roteiro. Com a mudança, o passeio que antes tinha 17 quilômetros passa a ter 30, com 2 horas de duração. 

Cerca de 35% dos bilhetes já foram comercializados pela central de atendimento do passeio. Pelo menos 2 mil passageiros são esperados para os 6 passeios da temporada. 

A proposta de valorização da cultura ítalo-germânica é um diferencial do Trem da Imigração. Os carros de passageiros ganham decoração especial das culturas alemã e italiana e uma degustação de produtos coloniais é organizada nas estações de Muçum e Colinas. 

Gastronomia estará presente nas estações de partida do trem.

O bilhete do passeio permite acesso à degustação que terá chope, vinho, sucos, embutidos, pães, cucas, geleias e ainda entrega uma taça ou um caneco personalizados com a identidade visual do passeio.

“A iniciativa é uma forma de homenagear e valorizar nossa história. As cidades que recebem os passeios unem as duas culturas e irão se complementar em um passeio rico e diversificado”, destaca o Coordenador dos Trens Turísticos do Vale do Taquari, Rafael Fontana. 

Interação nos vagões garante a diversão no passeio. 

O trajeto será feito pelas locomotivas diesel-elétricas G12 ou GL8, ambas General Purpouse, fabricadas pela Electro Motive Division, que farão passeios de ida e volta, saindo de Muçum às 9h e de Colinas às 14h30min.

Nos dois percursos, o retorno dos passageiros aos municípios de partida dos trens acontece por meio de transporte rodoviário, no valor de R$24,00. O valor do passeio, por pessoa, será de R$129,00. Os bilhetes estão à venda no site www.tremdaimigracao.com.br ou pelo telefone WhatsApp (47) 3307-9977.

O Trem da Imigração é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e apoio e cooperação da Rumo Logística.

Novidades da temporada

Um dos momentos mais especiais do passeio será a passagem pela ponte rodoferroviário Brochado da Rocha, em Muçum, uma construção histórica e imponente, com 289 metros de extensão, datada de 1963. Neste ponto o passeio permite visualizar a cidade e o rio Taquari. Para quem faz o passeio saindo de Colinas, a ponte é o primeiro atrativo depois da saída do túnel. Para quem sai de Muçum, o local fica próximo à estação, marcando o início do passeio. 

Locomotiva “flutua” sobre a cidade de Muçum no trajeto do passeio.

Seguindo uma sequência de morros, o passageiro acompanha as margens do Rio Taquari. Em diferentes pontos do passeio, tanto na ida, como na volta, é possível visualizar a cidade de Encantado e o Cristo Protetor, no topo do Morro das Antenas. 

Vista para o Cristo Protetor é um dos destaques do passeio.

FOTOS: FREDERICO SEHN