Os apaixonados por história, cultura e belas paisagens já podem comemorar. O Trem da Imigração está de volta ao Vale nos dias 29 e 30 de julho, um passeio de 2 horas pelas cidades de Muçum, Roca Sales e Colinas. O trajeto promete uma experiência única, repleta de música, alegria e diversão.

Para facilitar o acesso ao passeio, seis pontos de venda fazem a comercialização dos bilhetes em diferentes cidades do Vale: 

Pontos de Venda nas Cidades

Teutônia

Local: RS Turismo

Endereço: Rua Três de Outubro, 539 – 2º andar, Bairro Languiru

Horário: Segunda a sexta, das 8h30min às 18h 

Lajeado

Local: DeRose Viagens e Turismo

Endereço: Av. Benjamin Constant, 1583 – Sala 108 – Centro

Horário: Segunda a sexta, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h

Encantado

Local: Casa Benvenutti, ao lado do Colégio Mário Quintana

Endereço: Rua Padre Anchieta, 1374 – Centro

Horário: Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30min às 19h

Muçum 

Local 1: Sheila Garibotti, da Sem Limite Turismo

Contato Sheila Garibotti: (51) 9 9356-9310

Local 2: Vagão de atendimento na entrada da cidade

Endereço: ERS 129

Horário: Segunda a sexta, das 13h30min às 17h. Sábados e domingos das 9h às 17h

Roca Sales

Local: Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC)

Endereço: Rua Rio Branco, 54 – sala 01 – Centro

Horário: Segunda a sexta, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h30min

Colinas 

Local: Posto 13 Luas

Endereço: Rua General Osório, 555 – Centro

Horário: Segunda a sexta, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h30min

O passeio de trem proporciona uma viagem no tempo, resgatando as raízes culturais e históricas das cidades do Vale. Durante o trajeto, os passageiros poderão apreciar as belas paisagens da região, conhecendo um pouco mais sobre a chegada dos imigrantes e sua influência na formação da cultura local.

O passeio 

Os municípios de Colinas e Roca Sales voltam a ser contemplados pela iniciativa, assim como foi na primeira edição, em 2022. A novidade é a integração da cidade de Muçum ao roteiro. Com a mudança, o passeio que antes tinha 17 quilômetros passa a ter 30, com 2 horas de duração. 

Cerca de 35% dos bilhetes já foram comercializados pela central de atendimento do passeio. Pelo menos 2 mil passageiros são esperados para os 6 passeios da temporada. 

A proposta de valorização da cultura ítalo-germânica é um diferencial do Trem da Imigração. Os carros de passageiros ganham decoração especial das culturas alemã e italiana e uma degustação de produtos coloniais é organizada nas estações de Muçum e Colinas. 

Degustação de Produtos Típicos

Uma das atrações é a degustação de produtos típicos nas estações de partida, em Muçum e Colinas. Os participantes terão a oportunidade de provar pratos e bebidas tradicionais, como chope, vinho, sucos, embutidos, pães, cucas e geleias, o que irá agregar ainda mais sabor e significado à jornada.

Pontos marcantes do trajeto

Um dos momentos mais especiais do passeio será a passagem pela ponte rodoferroviário Brochado da Rocha, em Muçum, uma construção histórica e imponente, com 289 metros de extensão, datada de 1963. 

Neste ponto o passeio permite visualizar a cidade e o rio Taquari. Para quem faz o passeio saindo de Colinas, a ponte é o primeiro atrativo depois da saída do túnel. Para quem sai de Muçum, o local fica próximo à estação, marcando o início do passeio.

Seguindo uma sequência de morros, o passageiro acompanha as margens do Rio Taquari. Em diferentes pontos do passeio, tanto na ida, como na volta, é possível visualizar a cidade de Encantado e o Cristo Protetor, no topo do Morro das Antenas. 

Ainda é possível adquirir bilhetes pelo site: www.tremdaimigracao.com.br