Nos dias 28, 29 e 30 de julho, uma emocionante viagem pelos trilhos da Ferrovia Tronco Principal Sul (TPS) promete apresentar aos passageiros a riqueza histórica e cultural de três encantadoras cidades do Vale do Taquari. É o Trem da Imigração, que chega à região neste mês, oferecendo um passeio de trem de duas horas de duração, repleto de experiências únicas e memoráveis.

As cidades de Colinas e Roca Sales, que fizeram parte da primeira edição do evento em 2022, voltam a ser contempladas nesta temporada, e a novidade é a integração da cidade de Muçum ao roteiro. Com a mudança, o passeio que antes tinha 17 quilômetros passa a ter 30, proporcionando uma experiência mais enriquecedora e abrangente.

Com cerca de 35% dos bilhetes já comercializados pela central de atendimento do passeio, a expectativa é receber pelo menos 2 mil passageiros durante os 6 passeios da temporada. 

O Trem da Imigração se destaca por valorizar a cultura ítalo-germânica, proporcionando uma decoração especial nos carros de passageiros que remetem às culturas alemã e italiana. Além disso, uma degustação de produtos coloniais será organizada nas estações de Muçum e Colinas, permitindo que os viajantes apreciem a rica gastronomia regional. O bilhete do passeio inclui, ainda, degustação com chope, vinho, sucos, embutidos, pães, cucas e geleias nas estações de partida do trem, em Muçum e em Colinas. 

Os passeios tem somente ida ou volta, com saída de Muçum às 9h e de Colinas às 14h30min. Nos dois percursos, o retorno dos passageiros aos municípios de partida dos trens será realizado por meio de transporte rodoviário, ao custo adicional de R$24,00 reais.