Passeios deste ano aconteceram entre este sábado e domingo, dias 29 e 30

Abrindo a temporada de passeios turísticos na região dos Vales, o Trem da Imigração levou 2.085 passageiros em 4 viagens pela Ferrovia Tronco Principal Sul (TPS) entre Muçum e Colinas.

No primeiro passeio, durante a manhã do sábado (29), 400 passageiros saíram de Muçum com destino a Colinas, em uma viagem marcada pela presença do frio e da neblina. “Fiquei encantada com a paisagem pintada pelas características da manhã fria do passeio. Contemplamos vales e montanhas envoltas por um clima que lembrou o europeu, exatamente como proposto pelo Trem da Imigração”, destacou uma das passageiras.

Durante a tarde, outros 600 passageiros partiram de Colinas rumo a Muçum com a presença do sol, conferindo uma tarde quente e céu azul, que contrastou com o verde da natureza ao longo da paisagem do segundo e último trajeto do dia. Somados, os dois passeios reuniram 1.000 pessoas.

O primeiro passeio deste domingo (30) conduziu 475 pessoas, enquanto 610 passageiros viajaram à tarde, totalizando 1.085 passageiros no segundo dia de passeios. Somando as quatro viagens, a segunda edição do Trem da Imigração contou com 2.085 passageiros.

default

Um dos momentos mais especiais do passeio de 30 quilômetros foi a passagem pela ponte rodoferroviária Brochado da Rocha, em Muçum, uma construção histórica e imponente, com 289 metros de extensão, datada de 1963. Neste ponto, o passeio permitiu visualizar a cidade e o rio Taquari. Para quem fez o passeio saindo de Colinas, a ponte foi o primeiro atrativo depois da saída do túnel, o terceiro da ferrovia.

Para quem saiu de Muçum, o local fica próximo à estação, marcando o início do passeio. Seguindo uma sequência de morros, os passageiros puderam acompanhar as paisagens que margeiam o Rio Taquari. Em diferentes pontos, tanto na ida quanto na volta, ainda foi possível visualizar a cidade de Encantado e o Cristo Protetor no topo do Morro das Antenas.

Música, dança, diversão e valorização cultura

A proposta de valorização da cultura ítalo-germânica é um diferencial do Trem da Imigração. Os carros de passageiros ganharam decoração especial das culturas alemã e italiana, uma degustação de produtos coloniais foi organizada nas estações de partida, assim como apresentações de grupos de dança e corais.

Ao longo dos 12 vagões, músicas italianas, germânicas e gaúchas nas versões instrumental e acústica animaram os passageiros nas 2 horas do trajeto. Entre os músicos está Thiago Reder, criador da música-tema dos passeios, intitulada “Trem da Imigração”, uma valsa composta por Thiago com melodia de Fabiano Índio. Reder também é autor de “Trem dos Vales”, música lançada em 2021 como uma homenagem ao trem turístico que faz a rota Guaporé-Muçum.”

Aberta a temporada de passeios

O Trem da Imigração abre caminho para os demais passeios turísticos sediados pelo Vale do Taquari neste ano; isso porque a partir do dia 12 de agosto a temporada do Trem dos Vales será iniciada. Serão 92 passeios entre as cidades de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum. Os ingressos já estão disponíveis no site www.tremdosvales.com.br

FOTOS: DIVULGAÇÃO/PASSEIOS DE TREM