Com quatro passeios no calendário deste ano, o Trem da Imigração partiu para a primeira viagem da temporada com 400 passageiros a bordo na manhã deste sábado (29), em Muçum.

A segunda edição do trem foi celebrada com uma breve cerimônia de abertura que reuniu passageiros, autoridades, representantes do passeio e de associações da região, além dos prefeitos das cidades que recebem os passeios.

O Coordenador do Trem da Imigração, Rafael Fontana, destacou a nova identidade do trajeto, que neste ano teve o acréscimo da cidade de Muçum. “É muito bom poder dividir com vocês esse momento tão especial, onde três cidades do Vale são apresentadas por ângulos novos, proporcionados pelas paisagens que se desenham ao longo dos trilhos”, disse.

Durante a tarde, outros 600 passageiros conheceram as belezas e peculiaridades do Trem da Imigração no passeio entre Colinas e Muçum que saiu da estação ferroviária perto das 15h – no segundo trajeto do dia.

Sobre o passeio

Sobre os trilhos da Ferrovia Tronco Principal Sul (TPS), um passeio de trem com duas horas de duração apresentou aos passageiros a diversidade histórica, cultural, econômica e ambiental de três cidades do Vale do Taquari: Muçum, Roca Sales e Colinas.

Nesta temporada, apenas os dias 29 e 30 de julho têm passeios, uma chance única de vivenciar o roteiro e seus atrativos. Os municípios de Colinas e Roca Sales voltam a ser contemplados pela iniciativa, assim como foi na primeira edição, em 2022. A novidade é a integração da cidade de Muçum ao roteiro. Com a mudança, o passeio que antes tinha 17 quilômetros passa a ter 30, com 2 horas de duração. Pelo menos 2 mil passageiros são esperados para os 6 passeios.

A proposta de valorização da cultura ítalo-germânica é um diferencial do Trem da Imigração. Os carros de passageiros ganham decoração especial das culturas alemã e italiana e uma degustação de produtos coloniais é organizada nas estações de Muçum e Colinas.

O bilhete do passeio permite acesso à degustação que terá chope, vinho, sucos, embutidos, pães, cucas, geleias e ainda entrega uma taça ou um caneco personalizados com a identidade visual do passeio.

O trajeto será feito pelas locomotivas diesel-elétricas G12 ou GL8, ambas General Purpouse, fabricadas pela Electro Motive Division, que farão passeios de ida e volta, saindo de Muçum às 9h e de Colinas às 14h30min.

Composição traduz em valsa os principais atrativos do passeio

Autor de “Trem dos Vales”, música lançada em 2021 como uma homenagem ao trem turístico que faz a rota Guaporé-Muçum, Thiago Reder lança uma nova música, agora para celebrar os passeios do Trem da Imigração. A música, intitulada “Trem da Imigração”, é uma valsa composta por Thiago com melodia de Fabiano Índio.

“Escolhemos valsa por ser um ritmo oriundo da Europa, mais precisamente da Áustria e Alemanha, que depois foi difundida e usada por todas as culturas europeias, com variações em cada região”, explica o músico, que com a ideia, reuniu em um mesmo ritmo as descendências dos povos das três cidades envolvidas no projeto: Muçum, Roca Sales e Colinas.

“Fiz uma estrofe geral, e depois fiz uma estrofe para cada município do passeio, cada um com algumas características”, revela Thiago.

Novidades da temporada

Um dos momentos mais especiais do passeio será a passagem pela ponte rodoferroviário Brochado da Rocha, em Muçum, uma construção histórica e imponente, com 289 metros de extensão, datada de 1963. Neste ponto o passeio permite visualizar a cidade e o rio Taquari. Para quem faz o passeio saindo de Colinas, a ponte é o primeiro atrativo depois da saída do túnel. Para quem sai de Muçum, o local fica próximo à estação, marcando o início do passeio.

Seguindo uma sequência de morros, o passageiro acompanha as margens do Rio Taquari. Em diferentes pontos do passeio, tanto na ida, como na volta, é possível visualizar a cidade de Encantado e o Cristo Protetor, no topo do Morro das Antenas.

Bilhetes e informações

Nos dois percursos, o retorno dos passageiros aos municípios de partida dos trens acontece por meio de transporte rodoviário, no valor de R$24,00. O valor do passeio, por pessoa, será de R$129,00. Os bilhetes estão à venda no site www.tremdaimigracao.com.br ou pelo telefone WhatsApp (47) 3307-9977. O Trem da Imigração é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e apoio e cooperação da Rumo Logística.

FOTOS: KADU BERNARDI